Banner
Consultas

Medicina Estética
O objectivo da Medicina Estética é corrigir situações que afectam a qualidade de vida do paciente, para além de manter e promover a estética e beleza feminina e masculina.
Os procedimentos aplicados na Medicina Estética são considerados actos médicos. Por isso, requerem uma abordagem especializada e multidisciplinar.
Para tal aplica técnicas minimamente invasivas em regime ambulatório. A avaliação do paciente, através da sua história clínica, bem como um diagnóstico correcto, são fundamentais para determinar as possibilidades, limitações e prováveis resultados de um futuro tratamento.

Para que o envelhecimento aconteça com qualidade!

Como referência:
Dr.ª Mariana Morais (Pertence à equipa do Dr. Ibérico Nogueira)
Master em Medicina Estética da Universidade das Ilhas Baleares
Especialista em Medicina Geral e Familiar

Consultas
  • · Medicina Anti-Envelhecimento
  • · Emagrecimento e manutenção de peso
  • · Medicina Estética
  • · Medicina Estética na Grávida (nutrição e estética)


  • Nutrição
    O que se come e como se come é actualmente considerado factor decisivo para determinar o estado de saúde ou de doença do individuo. A nutrição, considerada uma ciência, tem um papel fundamental na compreensão da relação existente entre a ingestão alimentar e o estado de saúde do Homem, não esquecendo que este não é unicamente determinado pela carência de certos nutrientes mas, também, pelo excesso de alguns.

    Emagrecer ou Perder Peso?
    Emagrecer não é o mesmo que perder peso, e o que se deseja não é perder peso, é emagrecer. Ao emagrecer perde-se quase exclusivamente massa gorda, ao mesmo tempo que se ganha saúde, e bem-estar psico-afectivo. Perder peso à custa de “dietas milagrosas” pode remeter o indivíduo que as pratica para graves problemas de saúde, isto porque a perda se faz à custa de massa muscular e água, tornando o organismo desidratado e os músculos, órgãos, ossos e pele mais fracos.
    Emagrecer deve ser um desejo de todos os que têm peso a mais e é uma prioridade para aqueles que sofrem com os malefícios do excesso de gordura, no entanto é importante que ninguém despreze a saúde com “dietas loucas”.
    Assim, para Emagrecer de forma saudável deverá existir um programa de perda de peso adequado a cada indivíduo em função das suas necessidades e do seu estilo de vida. Para isso contamos com a experiência de especialistas na área de Nutrição.

    Programa de Emagrecimento

    Primeira consulta

    Avaliação
  • · Alimentar/nutricional
  • · Corporal (% água; massa gorda; massa muscular);
  • · Estilo de vida (actividade física; alimentos preferidos e preteridos, etc.);
  • · Peso pretendido e peso ideal.

  • Prescrição
  • · Desenvolvimento de um Plano Alimentar ajustado às necessidades;


  • Manutenção do Programa
    Consultas de acompanhamento dependendo do peso a perder, realizadas com ajuste do plano alimentar, em função dos resultados obtidos ao longo de todo o percurso de emagrecimento.

    Manutenção do Peso
    Esta fase terminal do programa é realizada individualmente onde se pretende dar orientações alimentares e nutricionais ajustadas. Desta forma assegura-se a manutenção do peso alcançado a longo prazo.
    De notar que com o desenvolvimento do Programa, haverá um acompanhamento contínuo (com interação por e-mail) que será efectuado pela nossa Nutricionista.
    Naturopatia
    A naturopatia consiste em avaliar o estado geral da energia vital do paciente utilizando técnicas naturais, quer na área postural, fisionómica, iridológica quer analítica.
    Pretendem-se determinar os processos bioterapeuticos aconselháveis e orientar dietas e formas correctas de alimentação. Ensinar e orientar exercícios correctivos, da massagem utilizando as técnicas terapêuticas apreendidas, dá indicação sobre processos hidroterapeuticos e orientar as pessoas sobre técnicas de manutenção da saúde e da higiene.
    Medicina Tradicional Chinesa
    Largamente estudada e reconhecida pele Organização mundial de Saúde (OMS), a Medicina Tradicional Chinesa, possui hoje, mesmo a nível ocidental, um valor inegável.

    A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina Energética, e afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo.

    A Medicina Tradicional Chinesa tem várias áreas de estudo e aplicação, sendo as principais: acupunctura, fitoterapia, dietética, massagem tui-na (massagem energética), moxibustão, ventosoterapia, reflexologia, e auriculoterapia.
    Acupuntura
    A acupunctura baseia-se na teoria dos canais energéticos imaginários que percorrem o corpo humano. As agulhas usadas são muito finas e a sua inserção quase sempre indolor.

    A acupunctura é muito eficaz no tratamento da dor. Não existem patologias iguais nem dois pacientes iguais, logo o diagnóstico diferencial ditará a base da terapia a aplicar, que em muitos casos terá que ser por fases.
    Auriculoterapia
    A Auriculoterapia é um método terapeutico que restabelece a saúde do organismo através de estímulos em pontos rereflexos do pavilhão auricular.
    O corpo humano está inteiramente representado na orelha externa através dos pontos reflexos. Ao se efectuar a estimulação desses pontos, através de pequenas esferas ou agulhas, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenómenos fisiológicos na área relacionada com o corpo, auxiliando-o a encontrar o seu equilibrio.
    Fitoterapia
    A fitoterapia, ou medicina Herbal, é uma disciplina que parte do estudo energético individual das plantas medicinais para em seguida as associar em fórmulas e as aplicar consoante o desequilíbrio energético do paciente.
    Como não é praticável fazer acupuntura todos os dias, na nossa sociedade como na China, é frequente recorrer à fitoterapia como complemento

    gosto de mim - Clínica de Estética e Bem-Estar, 2011 | Rua da Fitela, 58 Canidelo (em frente aos CTT) 4400-710 Vila Nova de Gaia    |    Contacte-nos    |    Newsletter